Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Jensenia difformis (Nees) Grolle EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil; ocorre no Estado de Minas Gerais e, possivelmente, Espírito Santo (EOO=269,87 km²) e é endêmica da Mata Atlântica. Embora presente em unidades de conservação (SNUC), a espécie está suscetível a queimadas. Além disso, as regiões de ocorrência de J. difformis fora de áreas protegidas podem ser consideradas severamente fragmentadas por atividades agrícolas e de pecuária, que impossibilitam a reprodução da espécie, causam declínio na EOO, na AOO e na qualidade do hábitat. Foi considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Jensenia difformis (Nees) Grolle;

Família: Pallaviciniaceae

Sinônimos:

  • > Pallavicinia difformis ;
  • > Symphyogyna difformis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Revue Bryologique et Lichénologique 33: 228. 1964.

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil. Aqui, ocorre nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Costa et al., 2012).

Ecologia

A espécie ocorre em Florestas Ombrófilas Densas (Costa et al., 2009) associadas ao bioma Mata Atlântica (Costa et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade high
Detalhes Segundo Hallinbäck; Hodgetts (2000), a perda e degradação de habitat são as mais sérias ameaças às briófitas em todo o mundo. A degradação reduz a qualidade do habitat, causando o desaparecimento das espécies sensíveis; já a fragmentação conduz ao isolamento das comunidades de briófitas, visto que a dispersão e a reprodução são diretamente afetadas. Além disso, a fragmentação e destruição do habitat representam as maiores ameaças para espécies com distribuição restrita ou endêmica (Costa; Santos, 2009), como J. difformis.

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Aximoff (2011) menciona o fato de, se considerarmos o crescimentolento das espécies de briófitas e sua importância fundamental na estruturação das ilhas de vegetação sobre rochas em Campos de Altitude, podemos considerar o impacto do fogo como negativo a curto e médio prazo, sendo o fogo uma realidade na unidade de conservação (SNUC) onde a espécie ocorre (Parque Nacional do Caparaó).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie foi coletada dentro dos limites do Parque Nacional do Caparaó (CNCFlora, 2011).

Referências

- COSTA, D.P. Briófitas - Musgos. In: STEHMANN, J.R. ET AL In Plantas da Floresta Atlântica. 2009.

- GROLLE, R. Notulae hepaticologicae X--XIII. Rev. Bryol. Lichénol, n. 33, p. 224-229, 1964.

- HALLINGBÄCK, T.; HODGETTS, N. Mosses, liverworts & hornworts: a status survey and conservation action plan for bryophytes, Gland, IUCN, 2000.

- AXIMOFF, I. O que perdemos com a passagem do fogo pelos campos de altitude do estado do Rio de Janeiro. Biodiversidade Brasileira - Número Temático: Ecologia e Manejo de Fogo em Áreas Protegidas, v. 1, n. 2, p. 180-200, 2011.

- COSTA, D.P.; SANTOS, N.D. Conservação de hepáticas na Mata Atlântica do sudeste do Brasil: uma análise regional no estado do Rio de Janeiro. Acta Botânica Brasilica, v. 23, n. 04, p. 913-922, 2009.

- COSTA, D.P.; PERALTA, D.F.; SANTOS, N.D. Hepáticas in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB097184>. Acesso em: 10 maio 2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- COSTA, D.P. Comunicação da especialista Denise Pinheiro da Costa, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, em 15/10/2012, 2012.

Como citar

CNCFlora. Jensenia difformis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Jensenia difformis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/08/2012 - 19:58:21